sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Shopping Santa Úrsula: templo suicida

Uai, porque justo um shopping tornou-se point de suicidas? Com certeza nāo é soh pela facilidade de pular do terceiro andar, pois há vários lugares também possíveis... a vida, dolarizada, tem o shopping como seu templo do vazio, do oco necessário a dinâmica do ter. Porque a necessidade dessa morte visivel, desse showmício? Tudo é reality show, tudo está no youtube, a informacāo está sob o paradigma da universalizaçao rasa, todos. Podem saber de tudo, e por fim ninguém sabe nada. O panóptico tornou-se oniótico, sem centro, sem sujeito, tudo é visível e vidente, o shopping circular, ambientalizado, asséptico, retira-nos da contingência e das diferenças que nos permeiam e nos insere num mundo onde tudo é transparente, vitrine, tudo lhe é acessível desde que se axiomatize pelo capital.
Published with Blogger-droid v1.6.7

7 comentários:

Anônimo disse...

oi vitor, tudo bem? queria compartilhar com voce uma experiencia que tive no mesmo dia do suicidio, mas as 20:30, no mesmo shopping, e mesmo andar.. eu nao tenho duvidas de que espiritos tomam conta da mente de todas as pessoas que entram la... eu nem sabia do acontecido e começei a pensar sobre oq aconteceria se eu pulasse de la, se eu morreria, etc.. quando fiquei sabendo que pouco tempo antes o Fernando Rodrigues havia cometido suicidio no mesmo lugar que eu cogitei essas hipoteses, eu fiquei perplexo, arrepiado, foi estranho... devido à essa minha experiencia eu acredito, que quem nao tem a cabeça formada, uma fé forte, e confiança em Deus em qualquer ocasiao.. com certeza quem nao tem isso, pode ser manipulado por esses espiritos ruins que vivem no nosso mundo.. fica com Deus, cara, se cuida! ... R. Touso

Anônimo disse...

eu concordo com vc!comigo aconteceu a msm coisa, eu ficava la olhando para baixo sentindo uma vontade de pular,pensando se talvez encontraria deus ou a paz caso fizesse isso!sendo sincera, foi quase, só nao fiz porque tenho um fiflho de 4 anos!abraços a todos e q deus nos proteja

Vitor "sem noção" disse...

Oi gente, essas experiências são assustadoras!! Desculpe não ter respondido antes, mas pouco entrei no blog esses dias. Creio que seja normal as pessoas, ao olharem de um lugar alto, terem uma certa vontade de pular... senti isso diversas vezes... entretanto, se juntarmos isso com alguma tristeza latente, essa vontade pode adquirir um certo motivo suicida, e aí os pensamentos ficarem tão ruins... Não sei se são espíritos, sempre me mantenho com o pé atrás ao afirmar isso. Esse shopping, aliás todos eles, nos tiram dos eixos, perdemos nossa conexão com o mundo lá fora, ficamos perdidos. Nunca consegui decorar os caminhos e corredores, a posição das lojas me confundem... Bom, isso pode ser agravante. Não sei o que tem lá, mas a construção desse shopping mexeu com algo, terreno ou espiritual. vai saber?

Anônimo disse...

Nossa, quanto comentário lixo para um post tão coerente.

Espírito agora? Alguém leu no post sobre espíritos estarem atemorizando as pessoas? Ou justamente esta falta de cultura e valores é que trazem o vazio, somado à tristeza interior e um local alto?

Anônimo disse...

Eu não acho esses comentarios ridiculos pois essa realidade nos assombra todos os dias

Anônimo disse...

Pessoal, boa noite!
Eu queria compartilhar com vocês a experiência pela qual eu passei no mesmo shopping...
Enquanto subia por aquelas escadas, ascendia-me pensamentos melancólicos, que me faziam pensar nas piores coisas que estava passando no momento.
"Ora bolas, pulo ou não", esse era o pensamento que sempre ressurgia em minha mente. Ao mesmo tempo uma música suave (by http://www.youtube.com/watch?v=I2yow2XJZm8)fazia a música a trilha sonora desta caminhada para a morte...
Eis que então eu me deparo com as minhas mãos soltas do corrimão e minha cabeça pendida em direção ao chão.

Anônimo disse...

acredito, que tudo se resume na falta de paz com Cristo; pois disse Jesus na sua palavra: Deixo vos a paz a minha paz vos dou.